Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Parece redonda

por esquisita, em 23.02.24

 

Acordava tarde com o aroma de manteiga derretida. Eram os ovos mexidos do pequeno almoço a que não estava habituada, servidos num prato de porcelana antiga, que a avó pousava em cima da mesinha redonda para onde convergia o terno de sofás. O avô trazia uma das banquetas estofadas para que me sentasse e depois ia acomodar-se junto à janela, para me fazer companhia ao mesmo tempo que passava os olhos pelo jornal. Um perfeito absurdo, considerava o pai quando lhe contava aquela extravagância. Deixar uma criança tomar o pequeno almoço na sala de visitas, podia torná-la cheia de tiques e manias, dizia ele. Mas a avó estava decidida a fazer o que estivesse ao seu alcance, para eu me sentir em casa dela como uma espécie de princesa. Evitava dizê-lo para não criar conflitos, e quando era confrontada, argumentava com o facto de a pequena dimensão da mesa ser a mais adequada ao meu tamanho. Tudo aquilo me parecia muito divertido. Não tinha mais aspirações a ser princesa, do que outras fantasias no reino faz-de-conta onde podia ser o que quisesse. Gostava de tomar o pequeno almoço naquele compartimento poupado ao uso quotidiano, não tanto por me ser dado o privilégio reservado às visitas, mas sim porque me fascinavam as formas curvilíneas da mobília. Os pés dos sofás eram um arco curto e gordo como coxas de frango, mas a mesa assentava em  pernas ondulantes que imaginava pertencerem a graciosas bailarinas. Para mim, aquilo era o cúmulo da elegância. Foi por isso que fiquei com a mesa de centro da avó, onde agora pouso a querida laranjeira que me traz tantas dúvidas. Sei que se vinga com minúsculos frutos, tão perfeitos quanto azedos. 

Não sei se é mais correto aprisionar laranjeiras em vasos do que pássaros em gaiolas.

20240212_113949.jpg

Quando encontrei esta mesa, quase redonda, foi nas pernas que primeiro reparei. Que pernas tão delicadas para suportarem um tampo tão pesado!
A obra é de Vasco Araújo. Penso que o texto da Mariazinha a limpar talheres de prata é de Pepetela. Por ter cérebro de ovos mexidos, não tenho certeza. Se estiver enganada, peço desculpa.

 



Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Imagem de perfil

imsilva a 23.02.2024

Seja de quem for o texto, é maravilhoso. 
Imagem de perfil

esquisita a 23.02.2024

Concordo! Embora me magoe (ou talvez por isso mesmo) o texto gravado nesta mesa é maravilhoso!
Bom fim de semana!
Imagem de perfil

Isabel Paulos a 23.02.2024

Deixa-me um problema grave que não sei se suporto, Esquisita. Não me especializei em elogios, mas o facto é gosto de tudo neste postal – é que nem uma frase sobra para desdenhar; isso não se faz.

Começa logo por ovos mexidos e pela avó que nos dá ser e importância (há dúvida que essa é a tarefa para que vieram ao mundo as “avózes”?), passa para os pés do sofá com forma de coxas de frango (como descrever melhor?) e umas pernas de mesa de ondulantes bailarinas (essas felizardas que só se podem invejar) e termina com a prisão de uma laranjeira no vaso. Caramba, isto passar na Escrita Esquisita hoje foi uma espécie de Jackpot.

Bom fim-de-semana. 

Imagem de perfil

esquisita a 23.02.2024

Olá, boa noite!
Sou muito atrapalhada a lidar com elogios, mas no fundo fico contente por agradar, por isso agradeço a simpatia!
Bom fim de semana 
Imagem de perfil

Maribel Maia a 23.02.2024



Bom fim de semana.
Beijinhos!!
Imagem de perfil

esquisita a 23.02.2024

Olá, boa noite!
Agradeço e desejo um bom fim de semana 
Imagem de perfil

cheia a 23.02.2024

Para os avós, as netas e netos são princesas e príncipes. Não gosto de prisões nem para animais, nem para plantas, é por isso que não gosto de animais presos em casa, nem de bonsais.
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

esquisita a 23.02.2024

Príncipes e princesas para os avós, talvez seja essa a única forma de me fazer compreender a monarquia
Em princípio, também não concordo com seres vivos aprisionados, mas em certos casos atormentam-me as dúvidas... 
Agradeço e também lhe um bom fim de semana 
Imagem de perfil
Olá Esquisita, parabéns pela excelente escrita, gostei muitíssimo desta princesa. Ainda ontem revi o livro de outra princesa, o "Adeus Princesa" da Clara Pinto Correia, e escrevi o conto da Princesa Cármen, mostrando que entre as nossas vidas existem muitas princesas fantásticas, infelizmente por vezes flageladas como esta mesa, onde facas e garfos serão não só facas e garfos.
Imagem de perfil

esquisita a 01.03.2024


Olá Mafalda! Fico contente por gostares, mas não sei como agradecer tanta simpatia.   Quando encontrei esta mesa, fiquei presa nela (acho que não prestei atenção a mais nenhuma obra) Tanto a mesa como o texto gravado no tampo, valem por si só, não se completam, simplesmente se fundem numa união que, aos meus olhos, é prefeita. E depois, há o pormenor das pernas
Vou visitar a tua Carmen. Adivinho encontrar um Dom José e quem sabe uma faca...
Boa sexta-feira!
Imagem de perfil
 e garanto que o já pus um filtro nos elogios para não te atrapalhar ao expressar o que senti quando li, Esquisita. Muito, muito obrigada pela tua partilha, também adorei as pernas da mesa, o meu falecido pai, costumava dar um passou bem às netas com os seguintes dizeres:"Passou bem? perna de galinha soube-lhe bem?", por isso foi um misto de memórias partilhadas e de maravilhamento pelo amor. Obrigada. Dia feliz e espero que gostes da leitura pelo meu cantinho da Cotovia, é sempre um gosto receber-te!

Dia lindo como o ,Esquisita!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D