Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Outra vez o Calendário

por esquisita, em 20.10.25

 

Se por acaso, anteriormente, alguém leu o Calendário , sabe que começou com outros vagares e desta vez não lhe vai encontrar mais do que quatro novas entradas (embora uma delas valha por outros tantos dias).

Cada uma a sua vez, apareceram-me estas datas, que por não terem sido procuradas, me trouxeram uma pouca de alegria, miúda, mas saborosa. Agarrei e juntei-as ao calendário.

Não sei como se escolhem os dias vividos nos livros, – porquê este e não o outro? não seria o dia seguinte mais propício? Ou, quem sabe, fosse anterior menos ao jeito daquilo que lhe está destinado – só quem faz dias sabe que data lhes dar. De qualquer forma, tenho para mim que tudo o que está escrito só acontece no exato momento em que é lido, pode por isso suceder em qualquer data.  Não antes, nem depois, ou até nunca.

Desta embrulhada de ideias podia concluir ser sem sentido ordenar datas lidas num calendário, ainda assim fazê-lo traz-me aquela alegria sem motivo que torna coisa nenhuma  num grande achado. Não a quero desperdiçar.

 

Calendário (outra vez)

 

Janeiro 

“Em 8 de janeiro, Utterson jantou na casa do médico com poucos amigos, entre os quais Lanyon, havendo o anfitrião olhado para eles como nos velhos tempos em que o trio era inseparável. No dia 12, e de novo no dia 14, o advogado encontrou a porta fechada. "0 doutor está confinado em casa disse Poole, "não está vendo ninguém" No đia 15, tentou mais uma vez, não obtendo sucesso; e, acostumado nos últimos dois meses a ver o amigo quase diariamente, seu retorno à solidão o deixou ansioso. Na quinta noite, recebeu Guest para jantar e, na sexta, foi à casa do dr. Lanyon.”

Robert Louis Stevenson

O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde

“No entanto, se fôssemos irmãos, certamente seríamos gémeos, visto que, após deixar a escola do Dr. Bransby, soube acidentalmente que o meu homónimo nascera em 19 de Janeiro de 1813 - e a coincidência é notável, pois trata-se precisamente do dia em que eu próprio nasci.”

Edgar Allan Poe

William Wilson

“Toda a gente, no entanto, esteve de acordo para considerar estas adendas como cláusulas de estilo e na noite de 25 de Janeiro uma alegre agitação encheu a cidade. Para se associar à alegria geral, o prefeito deu ordem para que fosse restabelecida a iluminação do tempo em que havia saúde.”

Albert Camus

 A Peste 

Fevereiro 

Naquele mesmo dia (3 de Fevereiro de 1893), Van voltou a gratificar o já bem azeitado porteiro a fim de que ele respondesse a quaisquer perguntas sobre Veen, formuladas por qualquer visitante (e em especial pela viúva de um dentista que costumava passear com um cão-lagarta), com um breve grunhido de total desconhecimento. O único personagem que Van tinha esquecido de levar em conta era aquele velho patife comumente retratado como um esqueleto ou um anjo."

Vladimir Nabokov

Ada ou Ardor

Março

“A 9 de Março de 1711, um tal James Welch desceu ao meu camarote e disse-me que o comandante ordenara que eu desembarcasse. Procurei em vão discutir com ele; nem sequer me comunicou o nome do novo comandante.” 

Jonathan Swift

As Viagens de Gulliver

Abril 

“O bebé de Muriel nasceu no dia 27 de Abril. Um rapaz: Thibaut. Decididamente, Igor Dimitrievitch não conseguia habituar-se a este nome. Foi Bernard quem lhe telefonou a dar a notícia. Ele exultava do outro lado do fio:

-Tem um bisneto! Muriel suportou lindamente o parto! A criança é esplêndida: quatro quilos!”

Por mais que Igor Dimitrievitch se esforçasse por atingir uma alegria apropriada, tudo nele permanecia frio. Este recém-vindo ao mundo não lhe era nada. Como havia de se interessar por um ser que nem sequer veria crescer?

Henry Troyat

O bater solitário do coração 

Maio

"Às nove horas da manhã do dia 1 de Maio de 1919, um jovem dirigiu-se ao empregado dos quartos do Hotel Biltmore, para perguntar se Mr. Philip Dean lá estava hospedado e, se estava, se poderiam ligar-lhe o telefone para os seus aposentos. “

F. Scott Fitzgerald

A Década Perdida

 

“Após três anos na expectativa de que as coisas melhorassem, aceitei uma oferta vantajosa do comandante William Prichard, que iria rumar o seu Antelope para os mares do Sul. Zarpámos de Bristol no dia 4 de Maio de 1699. De início, a travessia correu sem problemas.”

Jonathan Swift

 As Viagens de Gulliver

Junho

“Era uma composição delambida, de um sentimentalismo reles, com um ar tísico, muito lisboeta, cheia de versos errados. E, terminando, dizia-lhe que não era "nos esplendores das salas" ou nos "bailes febricitantes" que gostava de a ver; era ali, naqueles rochedos, “Onde todos os dias ao sol posto 

Eu vejo adormecer o mar gigante” 

— Que bonito, hem! 

Ficaram caladas, com uma comoçãozinha. 

Leopoldina, com os olhos perturbados, repetia a data, amorosamente: 

— Farol da Guia, 5 de Junho

Mas o relógio do quarto deu quatro horas. Leopoldina ergueu-se logo, atarantada, meteu o poema no seio.”

Eça de Queirós

O Primo Basílio

Julho 

“Foi nesse mesmo dia que Miss Hurst pôde registar no seu caderno de notas o sintoma fatal que espreitava no crescimento da exaltação amorosa de Adriano. Transcrevo:

15 de Julho de 1946

Enfim! Primeiro sinal de licantropia.”

Natália Correia

A Ilha de Circe

 

“Ora, na tarde de 15 de Julho de 1689, o abade de Kerkabon, prior de Nossa Senhora da Montanha, passeava à beira-mar com a senhorita de Kerkabon, sua irmã, para tomar a fresca. O prior, já um tanto avançado em idade, era um excelente eclesiástico, muito amado pelos seus paroquianos, depois de o ter sido outrora pelas suas paroquianas. O que lhe valera sobretudo grande consideração é que era o único clérigo da província que não precisava ser carregado para o leito depois de cear com os seus confrades. Sabia muito corretamente a sua teologia e, quando cansado de ler Santo Agostinho, divertia-se com Rabelais: de modo que todos diziam bem dele.”

Voltaire

O Ingénuo

(História verdadeira, tirada dos

manuscritos do padre Quesnel)

Agosto 

“Por volta de 15 de Agosto tinham diminuído notavelmente em intensidade e espessura os vapores projectados para o céu. Dias depois já o terreno exalava apenas ligeira fumaça, último alento do monstro encerrado no seu túmulo de pedra.”

Júlio Verne

Da terra à lua, viagem directa em

97 horas e 20 minutos 

 

“Algo estava a suceder aos nascimentos do Campanário, porque a dezoito de agosto, muito antes de completar a gravidez, foi nascer ao hospital novo a menina de senhora Luisinha do Guerra, a quem dera uma freima. Nascera tão precipitada, tão à pressa e pequenina, que a meteram numa garrafa para acabar de deitar corpo e sobreviver.”

Valter Hugo Mãe

Deus na escuridão

 

Setembro 

“O dia em que devia realizar-se o concerto foi por fim fixado: 29 de setembro.

Faltavam, pois, dez dias. Laura propôs ao marido que não os passassem em Saint-Malo. Que necessidade tinham de juntar ao perigo d'ella ser reconhecida no concerto, o risco de a reconhecerem nos ensaios?    

Alfred Sirven

O Romance d'uma cantora

 

“O telegrama chegou ao Funchal através de Londres, dirigido ao cónego Nicolau Villa e assinado por Harry Bradshaw, médico. Dizia: “Marcos informa morte Raquel dando à luz Clara dia 29 Setembro stop Marcos criança e ama seguem Madeira dia 12 paquete Annie.” 

Helena Marques

O Último Cais

Outubro 

"Van recebeu este telegrama audacioso junto com o café da manhã no sábado, 10 de Outubro de 1905, no Manhattan Palace em Genebra, e naquele mesmo dia partiu para Mont Roux, no lado oposto do lago. Lá se instalou no hotel de sempre, Les Trois Cygnes. Seu concierge, um homenzinho frágil e de idade quase mítica, havia morrido durante a última estada de Van, quatro anos antes; em vez do rosto enrugado de Julien e do discreto sorriso de misteriosa cumplicidade que brilhava como uma lâmpada por trás de um pergaminho, foi a cara redonda e rosada de um ex-mensageiro, usando agora uma sobrecasaca, que deu boas-vindas a um Van velho e gordo."

Vladimir Nabokov

Ada ou Ardor

 

“E, antes de mais nada, ocorre ponderar que António José goza de uma reputação sobre palavra. A fogueira de 18 de outubro de 1739 iluminou-lhe a figura de maneira que o puderam ver todos os olhos; a tragédia do Sr. Magalhães vulgarizou-o entre as nossas platéias de há 40 anos; mas só os estudiosos o terão lido, e nem todos, porque a tarefa exige constância e esforço, embora de certo modo os pague. Pode-se dizer, sem erro, que ele pertence à família dos poetas cômicos, qualquer que seja o grau de parentesco, — com a circunstância que era um desperdiçado, — trocava a boa moeda do cômico pelo cobre vulgar do burlesco.”

Machado de Assis

Relíquias de Casa Velha

 

Novembro 

Nesse ano, ao nono dia do mês de Novembro, uma mulher de seu nome Julia Swane tornou-se o principal motivo de conversa na cidade quando foi presa como bruxa.

Era acusada de ter transformado a sua filha Glynna, de dezasseis anos, num cavalo voador, tendo-a depois montado tão brutalmente, que a rapariga ficara para sempre estropiada.

                                              Noah Gordon

                                                   O Físico

 

“O dia 17 de Novembro de 1897, diz Brita e Kristoffer põe um braço em volta dos ombros de Brita lentamente Kristoffer e Brita começam a ir pela Estrada Pequena acima, e Brita leva Asle nos braços

0 Asle morreu a 17 de Novembro de 1897, diz Brita

E nasceu a 17 de Novembro de 1890, diz ela

e Kristoffer pára, e Brita pára, ficam a olhar para a terra

castanha, e então a porta da Casa Velha abre-se e aparece uma velha que sai e se detém na laje da entrada e Kristoffer

olha para ela

Partiu, o Asle partiu, Avó Ales, diz Kristoffer”

Jon Fosse

é a ales 

“Acabei por ceder, pensando ser a melhor solução. A 24 de Novembro abandonava Lisboa a bordo de um barco mercante inglês, sem sequer indagar o nome do comandante.”

Jonathan Swift

As Viagens de Gulliver

Dezembro

“Assim abandonei a minha ilha em 19 de Dezembro de 1686, como vi nos cálculos que fiz no buque, após ter nela vivido vinte e oito anos, dois meses e dezanove dias. Fui libertado deste segundo cativeiro no mesmo dia do mês em que anteriormente fugira, numa chalupa, da escravidão dos mouros de Salem.”

Daniel Defoe

Robinson Crusoe

 

“Tornou-se bem poética, para mim, essa Amarante, depois de haver desaparecido com o século XIX, ao bater a meia noite de 31 de Dezembro de 1899. Nesse momento, que podemos considerar extraordinário, um estalido, como um tiro de pistola, fendeu, de lado a lado, a mesa do refeitório, pouco distante dum pequeno fogão de ferro, em volta do qual, eu, meus pais e irmãos, esperávamos ouvir, na vizinha torre de São Pedro, a última badalada das doze, aquele dia em que, no silêncio nocturno, se extinguiu, com todo o século das luzes. Entre a última badalada fatal e o estalido da mesa, medeou apenas o tempo bastante para se distinguir um som do outro.”

Teixeira de Pascoaes

Uma fábula:

o advogado e o poeta

 

Feliz Ano Novo!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

João-Afonso Machado a 20.10.2025

Extensa lista. E acaba muito bem, com Pascoaes e um excelente livro seu.
Imagem de perfil

esquisita a 20.10.2025

Uma lista muito modesta, se tivermos em conta que o objetivo é reunir 366 datas!
Uma boa semana
Imagem de perfil

Isabel Paulos a 20.10.2025

Li o primeiro Calendário e com igual gosto leio este. Não é nada esquisita a ideia das datas criadas aparecerem em vez de serem procuradas, anotadas e catalogadas.

Pelo contrário, é tentador seguir a corrente até por tudo isto estar engatado e o tempo de quem lê e de quem faz dias ser um só que se intersecta.

Não serão o Calendário e Relógio apenas convenções muito bem amanhadas da Física?

Uma óptima semana, Esquisita. E o obrigada pelo trabalho.

Imagem de perfil

esquisita a 20.10.2025

Olá Isabel!
Não sei se percebi, (que eu às vezes sou um bocadinho lenta na compreensão) mas parece-me mais uma questão da Geometria do que da Física.
Como quem diz: Duas retas paralelas encontram-se no infinito. Quem diz duas, diz infinitos; quem diz retas, diz tempos; quem diz no infinito, diz sempre ou nunca... Pronto, lá estou eu a transviar! Tenha paciência!
Agradeço a leitura e o comentário! Desejo boa semana 
Imagem de perfil

cheia a 20.10.2025

Grato pela  excelente partilha. 
Bom dia e boa semana. 
Imagem de perfil

esquisita a 20.10.2025

Eu é que agradeço a simpatia
Boa semana

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D