Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Começo

por esquisita, em 19.04.22

 

Nasceu em dia imprevisto, provocando algum alvoroço, mas sem trazer aflição de maior para que a mãe o desse à luz e sem nada que fizesse duvidar que a luz o iria aceitar com a mesma boa vontade com que a família o esperava. Perfeitinho, como dizia a avó, uma riqueza, acrescentava a vizinha que tinha acorrido aos gritos do primeiro folgo.
Passado o reboliço da vinda antecipada, depois de limpo e asseado, enrolado nas mantas, foi entregue à mãe que sem demora tratou de verificar com olhos de ver, o que no seu íntimo há muito conhecia e desejava.
Entretanto foram anunciar ao pai que por sua conta, tinha mundo mais uma alma.
Chegou esbaforido pela pressa de lhe dar as boas vindas, contudo assim que o viu, estacou petrificado e mudo, como se de súbito se deparasse com um prodígio. Foi a mulher que o tirou do estado de suspensão em que ficou, oscilando entre a reverência e a dúvida de ser parte daquele milagre – Nasceu-nos um menino! – disse baixinho, acordando-o do encantamento, ao mesmo tempo que lhe estendia a criança, para que a tomasse nos braços.
Segurou-o a medo, porém logo que o apertou ao peito e lhe sentiu o calor, tranquilizou-se – É o nosso filho! – Sem que as quisesse conter, soltou dos olhos duas lágrimas quentes, grossas e livres. Regressou ao silêncio, mas desta vez para usar a linguagem primordial do entendimento sem palavras, onde é fácil dizer sem falar.
– Sabes o que nos trouxe? – De novo a voz suave da mulher o tirava da quietude – Como posso eu saber!? – Ela demorou a resposta num sorriso brando, até o sentir desperto pela curiosidade – Diz-me! – Só então lhe apontou a pequena mão direita da criança. Em vão ele a tentou abrir, e mais se fechava ao toque, como se fosse uma semente que ainda não estivesse disposta a desvendar a vida. Devolveu a criança aos braços da mulher que sem pressa, tomou delicadamente a pequena mão e a levou aos lábios. Ao toque misterioso do beijo da mãe, desfez-se toda a resistência, e cinco dedinhos frágeis, brotaram em simultâneo como rebentos, revelando o que se guardava no interior. Um gancho ínfimo, curvo como um anzol rematado por pedra de sal. Era essa a prenda que trazia consigo.
Intrigado pela infinidade de reflexos que a luz produzia no diminuto cristal, o homem não resistiu à tentação de o observar mais de perto. Assim que o tocou sentiu que se afundava profundamente sob a pele dos dedos, sem que no entanto lhe provocasse qualquer tipo de dor. Só uma pequena gota de sangue aflorou à superfície. Instintivamente levou-a à boca – É doce…– observou ele – …como as lágrimas são de sal! – completou a mulher.
Nesse instante a cara da criança tornou-se vermelha e enrugada, a testa franzida e os lábios comprimidos pareciam anunciar um iminente choro a plenos pulmões, porém da sua pequena boca apenas se ouviu um gemer triste e contido, como se tivesse nascido conhecendo a tristeza e por algum motivo a quisesse conter. Aquele lamento prolongou-se num queixume incessante que ecoou pela casa e em seguida alastrou por toda a rua.
Durante uma semana foi impossível dormir. Ao sétimo dia, a vizinhança esgotada pela insónia, reuniu-se para pedir encarecidamente aos pais, que dessem nome à criança. Todos se juntaram para o chamar por quantos nomes conheciam, até que aceitou ser Roque e o seu murmúrio cessou.
Era domingo, o dia do começo.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Imagem de perfil

esquisita a 19.04.2022

Agradeço a leitura e a simpatia!
Boa noite

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D