Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


21

por esquisita, em 13.03.25

 

Agora que tenho vinte e um anos de idade, nasceu-me um menino. Depois de casar vim morar com os meus sogros e vivemos todos juntos em boa paz.

Por uns tempos andei desanimada. Ao invés de outras que rápido alcançam, eu demorei. A minha sogra sempre me acarinhou, para que tivesse fé que cada coisa vem na altura certa. Com ela também assim foi, e eu não devo estranhar, porque agora pertenço a uma família de filhos únicos que às vezes tardam. É uma boa mulher. A ela chamo mãe, como é costume, e faço gosto nisso.

Depois, enquanto andei de esperanças, não me chegaram os enjoos nem os desejos, só uma moleza pouca nos primeiros tempos que logo passou, o que ganhei foi medo. Não medo de dores ou sofrimento, mas o medo de perder a criança. Tornei-me cismática, como nunca tinha sido. Para me sossegar, dizia a minha sogra que pôr um filho ao mundo não tem mistério nenhum e que havíamos de falar a uma parteira para vir a casa ajudar-me a dar a luz e cuidar de tudo o resto. Mas eu comecei a empreender no por aí se fala: das crianças atravessadas, das que vêm de pés, das que trazem o cordão enrolado no pescoço. Vinha-me à lembrança o sucedido a uma rapariga da minha criação, que Deus a tenha! A comadre não lhe conseguiu valer, o médico já chegou tarde, perderam-se os dois, ela e o anjinho, que Deus os tenha.

De maneira que ganhei amizade à minha sogra, e não foi por não lhe ter respeito que na minha cabeça foram se pondo outras ideias para quando viesse a minha hora. Como não quero criar desavenças, ao princípio não disse nada a ninguém. Só mais para o fim falei ao meu homem. Ele é muito meu amigo, sabe ouvir das minhas razões. Contei-lhe que fazia tenção que as coisas fossem de outro jeito, ao que ele respondeu que se fazia como eu entendesse melhor.  Eu achei por bem que nascesse no hospital e foi assim que aconteceu. Poucas são as que fazem como eu, mas não me arrependo. Tive um menino são e escorreito que há-de ser um homem grande e forte, se Deus quiser. Quem sabe seja este o único.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

Isabel Paulos a 13.03.2025

Evoluindo na sã convivência. Outras vidas, outros tempos.
Desculpe o elogio (prometo não enjoar), mas está tão bem escrito; é um gosto lê-la.
Um dia bom, Esquisita.
Imagem de perfil

esquisita a 13.03.2025

Olá Isabel!
Agora eu devia responder que um elogio vindo de quem escreve tão bem é uma honra, e estavam trocados os galhardetes. Mas eu não sou assim (e creio que a Isabel também não) 
Agradeço e desejo-lhe um dia muito bom
Imagem de perfil

Miguel Lucas a 14.03.2025

Mais um texto delicioso, para não variar.
Um óptimo fim de semana!
Imagem de perfil

esquisita a 14.03.2025

Olá Miguel!
Agradeço a simpatia e retribuo os votos de um bom fim de semana!
Imagem de perfil

Marco a 21.03.2025

Ganhas-te uma amiga, e uma amiga ia aceitar a tua opinião. 
Um beijinho.


Imagem de perfil

esquisita a 21.03.2025

Olá Marco!
Estou certa que aceitaria, se não estivéssemos separadas por três gerações 
Bom fim de semana para ti!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D